Menu










A formiga e a pata suave do elefante (Conto infantil)
21Jun2010 15:54:57
Publicado por: Diana Balis

A formiga e a pata suave do elefante (Conto infantil)filhote_de_elefante_asiatico_nasce_com_126kg.jpg

 

Todos já ouviram falar de estórias de Elefantes e Formigas.  Essa que eu conheço, aconteceu nas Savanas. 

Certa vez um Elefante amigo de uma Formiga, ambos moravam na África, resolveram fazer uma viagem.

A Formiga e o Elefante gostavam de passear nas Savanas.  Um sempre acompanhava o trajeto do outro, com seu próprio ritmo e eram muito amigos.

O Elefante que costuma seguir a fêmea na manada, nesse caso, resolve seguir a Formiga com muita atenção e habilidade.

Os Elefantes imitam os sons da floresta e isso encantava a Formiga.  

A Formiga por sua vez, era bem faladeira e gostava muito de contar suas aventuras ao Elefante.  (continua..)

A Formiga tinha uma mania de subir pela tromba do Elefante e ficar ali dentro de seus enormes ouvidos, falando sem parar.  A Formiga gosta de ser sociável e contar muitas estórias.  Isso alegrava o Elefante. Mas às vezes o Elefante queria escutar tudo o que se passava ao longe, e ficava um pouco absorto das conversas da Formiga. 

O Elefante por sua vez, agradava muito a Formiga nos banhos do riacho.  Com a sua tromba ágil, brincavam, bebiam água e reinava entre eles a alegria.  Muitas estripulias faziam os dois amigos.  O Elefante e a Formiga já fazem parte da estória do lugar.  E todos os animais sabiam da importância que a tromba de Elefante tem, porque é fundamental para a sua sobrevivência.  Diziam que os dois viviam numa harmonia constante.

Um dia resolveram passear até chegarem ao oceano, num trajeto pioneiro para ambos.

Uma aventura aonde a Formiga queria conhecer a água salgada do mar e o Elefante que já memorizava os locais onde existe água, nos tempos de seca, sentiu-se importante ao garantir a dupla o conforto e bem-estar do trajeto da viagem.  A Formiga como uma boa organizadora de trajetos, levou a frente o sonho com uma boa organização de necessidades, comida de folhas para ambos.  E foram em busca do desconhecido.  E partiram sem se despedirem dos outros animais.

Porém a Formiga, não contava com aqueles dias de Elefante, onde os machos ficam agitados e destemperados.  E por causa disso, O Elefante, com a sua grande pata suave quase a esmaga.  E a Formiga atolada, sente o cheiro do perigo e consegue escapar bem depressa.  Rapidamente cavando no solo que bem conhece, com suas seis pernas.  E ficou escondida assustada por um bom tempo, tremendo de medo.

Deixou para trás uma trilha com o rastro de feromona para o Elefante a encontrar, mas para ele é difícil seguir e só as outras formigas foram ao seu encontro.

O Elefante demorou a perceber que a Formiga estava sumida. Só quando tudo silenciou, ele sentiu a falta de suas estórias. 

O Elefante ficou a princípio preocupado, pensativo e percebeu que algo poderia ter acontecido com ela.

Ambos retornaram a sua vida nas savanas. 

Mas só voltaram a se reencontrar do lado oposto da margem do riacho.  Onde tinham muitas boas lembranças nas águas juntos.

Contam que se olharam ao longe e o Elefante bramiu, todos os animais escutaram.  Mas não eram como antes, Elefante e Formiga agora, continuam amigos distantes.

Vislumbrando paisagens e passeando pelos mesmos lugares. 

O sonho de suas vidas é viver em paz e correr pelo mundo,comendo e sonhando com o mar.

Vez por outra veem os dois sentados no lado oposto do Riacho.

Dizem que em noite estrelada se encontram através dos olhares fixos a lua cheia, porque ambos adoram admirá-la.

Mas Elefante, dá para chegar pra lá essa sua pata suave?formigas.gif

 

                                                                FIM

 

Diana Balis, Rio de Janeiro, 21 de junho de 10.

 

Os Elefantes são os maiores animais terrestres da atualidade pesando até 12 toneladas e medindo em média quatro metros de altura. As suas características mais distintivas são as presas de marfim.

 

As Formigas são do grupo mais popular dentre os insetos e bem interessantes, elas formam os níveis avançados de sociedade, a eusocialidade.

 

 

 



Partilhar:


Para poder comentar necessita de iniciar sessào.